Você deve cobrar por uma visita técnica feita a um cliente? Essa questão deixa muitos trabalhadores em dúvida, afinal, são muitos os pontos a serem levados em consideração. Diversos aspectos precisam ser analisados para se chegar a um veredito sobre o tema.

A visita é essencial para ajudar a montar o orçamento para seu cliente, logo, é indispensável. Porém, é preciso decidir se a cobrança deve acontecer ou não, afinal, esforços são necessários para que ela aconteça.

Por isso, a equipe da Oddie fez esse artigo para você descobrir se deve cobrar por uma visita técnica ou não.

Para que serve a visita técnica?

visita técnica é extremamente comum por quem trabalha como autônomo, para orçamentar o serviço. De maneira resumida, consiste em um momento de análise, onde se considera qual serviço deverá ser feito para resolver os problemas do cliente.

Após a visita, e a análise da situação, é possível delimitar quais ações são necessárias. Assim, a visita técnica serve para te ajudar a fazer o orçamento do serviço, além de deixar os clientes cientes dos valores. Ela é essencial para trabalhadores autônomos.

Porém, como vimos, é necessário uma certa dose de trabalho por parte dos profissionais que fazem a visita. Tendo em vista todo esse esforço, é comum que alguns deles façam a cobrança pela visita, porém, muitos deles não fazem isso.

Por que alguns não cobram?

Apesar da prática ser comum, muitos profissionais autônomos não cobram pela visita técnica. Isso porque, eles estão atentos à lei e, nela, está explícito que o orçamento é um direito do consumidor, como bem sabemos. E a visita técnica serve justamente para isso.

Contudo, em alguns casos, a cobrança pode se fazer necessária. Em situações onde é necessário se locomover, realizar o desmonte de aparelhos, e outros casos mais delicados, a cobrança não chega a ser indevida. De uma forma ou de outra, algum trabalho está sendo feito.

Porém, até mesmo para se tornarem mais atraentes para os clientes, muitos trabalhadores não cobram por isso. Em todo caso, se a visita técnica for paga, avise o seu cliente com antecedência, pois nenhuma cobrança do tipo, sem aviso prévio, pode ser feita.

Você deve cobrar por uma visita técnica?

Afinal, você deve cobrar por uma visita técnica ou evitar que a cobrança aconteça? Como vimos, isso vai depender dos esforços feitos, e de diversos outros fatores. Gastos com locomoção, e outros aspectos, precisam ser levados em consideração pelo trabalhador.

Se muitos esforços foram feitos por sua parte, a cobrança não é indevida, e pode ser feita. Porém, se for algo simples, não existe motivo para que seja feita, afinal, isso apenas prejudicaria seu cliente. Em todo caso, analise cada situação de maneira diferente.

Além disso, não se esqueça de avisar ao seu cliente com antecedência, caso uma possível cobrança for feita. É direito dele, conforme o Código de Defesa do Consumidor, saber sobre qualquer tipo de cobrança que será realizada em um serviço.

No fim, nosso artigo fica por aqui, e se você trabalha como autônomo, e quer um espaço para divulgar o seu trabalho gratuitamente, não deixe de conhecer a Oddie!