fotografo conquistar publico alvo

Para o fotógrafo conquistar seu público-alvo na internet, é necessário que ele faça as postagens corretas em seus perfis online. E é justamente aqui que muitos deles encontram dificuldades no momento de atingir os clientes certos com o seu material.

No entanto, se você se encaixa nesse grupo, fique tranquilo, pois estamos aqui para te ajudar com essa tarefa. Ao seguir algumas dicas básicas, você consegue conquistar seu público de maneira simples na internet, como poderemos ver no texto abaixo. Confira!

Todo fotógrafo deve definir quem são seus clientes

O primeiro passo para o fotógrafo conquistar seu público-alvo na internet é saber quem são as pessoas que você quer como clientes. Se o seu foco são casamentos, por exemplo, o mais interessante é postar fotos e outras curiosidades relacionadas a esse meio.

Já se o seu foco é fotografias de outros eventos, ou de paisagens específicas, não deixe de fazer postagens relacionadas ao tema. Aos poucos, os clientes que estão realmente interessados no seu serviço, vão acabar se atraindo pelo seu serviço.

Lembra que a galeria do seu perfil da Oddie foi pensada exatamente para isso! Lá você consegue postar fotos do seu trabalho e demonstrar tudo que você sabe de melhor para um cliente em potencial.

As postagens de um fotógrafo devem estar alinhadas

Além de definir quem é o seu público-alvo, também é importante que você alinhe os seus posts ao seu público. Como dissemos, se o seu foco é fotografar casamentos, as imagens presentes em seu perfil devem fazer referência aos seus serviços voltados a isso.

Contudo, se você ainda não definiu isso, recomendamos que faça posts voltados para todos os nichos que possam acabar se tornando seus clientes. Se ainda não tiver um foco central, não deixe de fazer posts mostrando o seu talento na arte de fotografar.

A linguagem também merece atenção especial

Além dos posts alinhados ao seu cliente desejado, também é importante que a linguagem esteja de acordo com a do seu público. Se o seu alvo são clientes mais velhos, o mais recomendado é que adote um método de comunicação mais formal.

Já se o seu alvo são jovens, uma linguagem mais descolada pode chamar mais atenção do seu público do que o método tradicional. O importante aqui é pensar que, independentemente da forma escolhida para se comunicar, o respeito sempre deve estar presente em sua comunicação.

Um bom lugar para você exercer isso é no seu texto de apresentação do seu perfil. Nele você consegue se apresentar por texto para seus clientes em potencial e contar tudo que você é capaz de fazer.

Plataformas de serviços e redes sociais devem ser usadas

Nossa última dica para o fotógrafo conquistar seu público-alvo na internet é que ele também esteja presente em plataformas de serviços online e redes sociais. São dois tipos de sites muito bons para mostrar o seu trabalho para o mundo de maneira gratuita.

Dar os primeiros passos em uma plataforma do tipo, montando o seu portfólio, pode trazer um retorno muito maior do que o esperado. As redes sociais, que contam com milhões de usuários ativos todos os dias, também são bons portais de divulgação nesse sentido.

Aqui na Oddie a gente também sabe a importância das redes sociais para todos os profissionais independentes. Para os fotógrafos então, redes como o Instagram e o Pinterest fazem toda a diferença. Por isso que permitimos que você adicione links das suas redes sociais ao seu perfil da Oddie.

Por esse motivo, não deixe de fazer postagens nos dois canais, e manter o seu perfil atualizado em todos os canais possíveis. Os seus clientes podem chegar até você por diferentes caminhos, desde que você esteja inserido naquele meio.

No mais, nosso artigo fica por aqui, e se você é fotógrafo, não deixe de fazer o cadastro na Oddie para mostrar o seu trabalho para o mundo!