ser eletricista

Saber o que precisa estudar para ser eletricista é essencial para quem está iniciando na profissão. Além disso, para os que já estão na ativa, é sempre bom estar renovando o seu conhecimento para não ser deixado para trás pela concorrência.

Porém, muitos trabalhadores não sabem se é necessário fazer algum curso especial, ou se o ensino superior é requisito para o trabalho. Se você está com essas dúvidas, saiba que está no lugar certo para encontrar a resposta para todas essas perguntas.

E se você quer descobrir o que é preciso estudar, além de informações complementares sobre o tema, não deixe de ler o artigo a seguir!

É preciso ter ensino superior para ser eletricista?

Antes de mais nada, é preciso saber se é necessário ter ensino superior para ser um eletricista. A resposta para isso é “não”, afinal, não é preciso ter diploma em qualquer tipo de instituição para começar a atuar na profissão.

Além disso, também não é preciso ter ensino médio, apesar de ser recomendado para passar credibilidade para o seu negócio. Outras pessoas, quando veem que você é capacitado, se sentem mais confiantes em fazer a contratação dos serviços.

No mais, não existe uma área de conhecimento voltada, especificamente, para a pessoa se tornar um eletricista. Porém, caso você queira ser formado na área, o curso mais indicado, no ensino superior, é o de Engenharia Elétrica, que vai ser de muita utilidade.

Quais áreas preciso ter conhecimento para ser eletricista?

Apesar de não ser necessário ter ensino superior, é preciso que o eletricista estude algumas áreas básicas para trabalhar. Sem o conhecimento prévio sobre algumas coisas básicas, ele pode acabar tendo que atuar em situações perigosas, sem nenhuma necessidade.

Além de saber utilizar equipamentos básicos da área, como o multímetro e amperímetro, também é indicado que ele tenha conhecimento nas seguintes áreas:

  • Uso de equipamentos de segurança para a sua atuação;
  • Eletrotécnica;
  • Instalações interiores em diversas residências;
  • Conceitos de segurança em instalações elétricas.
  • Conhecimento sobre como divulgar seu trabalho

Existem vários jeitos de aprender todos esses conhecimentos, mas quanto a divulgar seu trabalho, não precisa se preocupar! Aqui na Oddie, você tem todas as ferramentas necessárias para divulgar seu trabalho e facilitar sua vida! Mas fica ligado! O principal é entender como funciona a pesquisa na nossa plataforma!

Fazer cursos do ramo é desperdício de tempo?

Agora que você já sabe o que precisa estudar para ser eletricista, temos que falar um pouco mais sobre os cursos. Por mais que o ensino superior não seja necessário, ainda assim, é recomendado que o trabalhador da área tenha conhecimento sobre algumas áreas.

Por isso, é interessante fazer cursos livres e técnicos sobre a área, para garantir que você vai trabalhar de forma correta e segura. Além disso, mostrar diplomas para seus clientes, dá mais credibilidade, o que te ajuda a fechar negócios que pareciam improváveis antes.

A realização de cursos específicos, voltados para o trabalho feito em navios, móveis, aviões, entre outros, também pode ser interessante. Isso aumenta a sua capacidade de atuação, e te ajuda a conquistar clientes que antes estavam fora do radar.

Além disso, vale também fazer cursos profissionalizantes. Existem muitas habilidades que não são diretamente relacionadas à técnica, mas que fazem toda a diferença. A Oddie oferta mais de 30 cursos gratuitos em parceria com a EduK, para te ajudar a se destacar na carreira. Além disso, é super fácil acessar: você tem acesso direto a partir do seu painel de trabalho!

Nosso texto acaba aqui, e se você é eletricista, e está procurando por um lugar para divulgar seu serviço de graça, acesse a Oddie e aproveite essa oportunidade!